sábado, 7 de maio de 2011

TEORIA DE JOGOS



OBJETIVO:
Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da aplicação da teoria dos jogos na tomada de decisões relacionadas á administração A teoria dos jogos busca entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores, em quais circunstâncias o mais racional é não colaborar e quais estratégias devem ser adotadas para garantir a colaboração entre os jogadores. A partir da avaliação dos conceitos descritos é possível elaborar uma conclusão coerente com a realidade da situação, suas variáveis e desdobramentos previsíveis.

JUSTIFICATIVA:
Através do estudo da teoria dos jogos estabelecida por conceituados matemáticos a partir da década de 1920 , está sendo possível sua aplicação em diversos segmentos de estudos acadêmicos, como biologia, política, economia, administração, e principalmente matemática, onde teve sua origem. Tem a finalidade de prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados.

INTRODUÇÃO:
As Origens da teoria dos Jogos Devido à falta de interesse científico, até 1920, não haviam análises técnicas adequadas para estudar estratégias de jogos. Ao longo do tempo, o jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento das pessoas, mas só despertou interesse após muito tempo, com o surgimento da teoria da probabilidade. A Teoria dos Jogos foi desenvolvida John Von Neumann com o objetivo de analisar a forma como agentes econômicos ou sociais definem suas estratégias no mercado, para avaliar as prováveis decisões que esses agentes tomarão. Essa teoria constituiu significativo avanço nas ciências econômicas e sociais, pois permite se examinar a conduta do jogador, agente econômico, em interação com os demais agentes, e não só de forma isolada. John Nash contribuiu aprofundando os estudos de equilíbrio entre os agentes econômicos, aplicando a teoria, também, em ambientes não cooperativos. O teorema de Nash refere-se a jogos não cooperativos, mas pode haver mais vantagem para os jogadores se concordarem em cooperar, pelo menos parcialmente do que insistirem em enfrentarem-se uns aos outros, podendo melhorar os respectivos ganhos e atribuir ganhos indiretos aos outros jogadores a troco de poderem influenciar nas suas ações. Nash formulou a noção do equilíbrio, que carrega seu nome e que revolucionou a economia e outras ciências, suas contribuições à teoria dos jogos levaram-o a receber o premio Nobel em 1994.

DESENVOLVIMENTO:
Aplicações da Teoria dos Jogos na Economia Os economistas têm usado a teoria dos jogos, para analisar fenômenos econômicos, utilizando um conjunto particular de estratégias conhecida como equilíbrio de jogo, que é baseado na racionalidade.É uma ferramenta que se posicionou no processo de concorrência da economia de mercado, ajudando na tomada de decisões, indicando através de estratégias, aquela que indica a maximização do benefício, levando em conta todas as reações possíveis dos concorrentes. Escolhe-se a estratégia do maximin , maximização do ganho mínimo, oposta pela estratégia do minimax , minimização do ganho máximo, pela qual se deverá posicionar o adversário. O resultado de cada combinação de estratégias, por dois jogadores ou empresas é chamado ganho. A aplicação dos jogos em economia, visa a eficácia da ação das decisões consideradas individuais, ou em grupos de interesses, para a conquista de mercados com ou sem a cooperação de outros participantes sobre o mercado. A teoria dos jogos, tal como num jogo, dispõe os seus competidores, na lógica de monos situações, ou ao contrário, naqueles de oligos situações, de acordo com os mecanismos da teoria econômica tradicional. Conclusão Foi abordado neste texto algumas situações relacionadas a teoria dos jogos e suas aplicações, bem como seu contexto histórico. A teoria dos jogos é um assunto complexo no campo de estudos de situações de conflitos, tomada de decisões e desenvolvimento de estratégias, que surpreende a cada nova aplicação. Essa teoria demonstra a importância do comportamento humano na hora de tomar uma decisão e o quanto é relevante trabalhar em equipe mesmo em situação de pressão. A matemática é a principal ferramenta desses estudos, e a teoria dos jogos é um tema da matemática aplica, que foi reformulada causando uma revolução mundial nos estudos da economia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário